Português: Exame intermédio de Português - 12.º ano - Correção

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Exame intermédio de Português - 12.º ano - Correção

Grupo I

1. O sujeito poético vive, de facto, um drama que deriva dos seguintes aspetos:
  • a sensação de incompletude, de ficar a meio do «percurso» (v. 2);
  • a incapacidade de se realizar totalmente, de atingir a plenitude (v. 1);
  • a incapacidade para viver o sonho (v. 8);
  • a consciência do falhanço pessoal.

2. No verso 15, o sujeito poético revela a sua frustração e o falhanço que caracterizou a sua existência, resultantes da incapacidade de realizar os seus sonhos, de cumprir os seus objetivos.
     No verso 16, exemplifica-se o conteúdo do verso 15, isto é, tal como a ave que se esforça e lança no ar, mas não consegue voar, também o sujeito poético desenvolveu o seu esforço no sentido de alcançar o seu sonho, os seus objetivos, mas não conseguiu «voar» também.

3. Nos dois versos iniciais da primeira estrofe, é usado o pretérito imperfeito do indicativo, enquanto, nos dois primeiros da última, é usado o pretérito mais-que-perfeito, também do modo indicativo.
     A alteração de tempo verbal traduz a falência e a desistência do sujeito poético. De facto, o pretérito imperfeito remete para um tempo em que ainda havia a possibilidade de realização do seu sonho, de atingir a plenitude. Por seu turno, o pretérito mais-que-perfeito evidencia a impossibilidade de o «eu» atingir tal desiderato. Relembre-se que este tempo verbal traduz um facto passado relativamente a outro.

4. O ritmo do poema é marcado pelos seguintes aspetos:
  • a rima (cruzada e interpolada);
  • a métrica (o verso decasssílabo;
  • a pontuação - travessão e reticências -, que assinala pausas prolongadas;
  • as repetições de vocábulos («quási»);
  • as anáforas («Um pouco» / «Um pouco»);
  • o predomínio do ritmo binário (vv. 1, 2, 3), alternando com o ternário (vv. 5, 8, 23...);
  • a enumeração (vv. 17 a 20);
  • ...


Grupo II

Versão 1                                                                          Versão 2

1.1. A                                                                                    D

1.2. D                                                                                    B

1.3. C                                                                                    A

2.1. "os efeitos espaciais da arquitetura"

2.2. Oração subordinada substantiva completiva

37 comentários :

  1. Respostas
    1. Muito obrigada por "postares" a correcção do teste intermédio com tanta rapidez. Esta informação foi-me muito útil!
      Vou tirar uma nota positiva de certeza :)
      Mais uma vez obrigado!

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  2. A 2.1 não e os azulejos?

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    1. também pus azulejos :(

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    2. Também pus azulejos, é o que dá a entender

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  3. a escolha múltipla esta mal ,da versão 1 e A,b,d .

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  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

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  5. como se faz a 4 do grupo 1??

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    1. com a caneta. NABO

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    2. Não tendo como intenção criticar quem quer que seja, penso que não deveria utilizar o presente blogue a fim de responder aos comentários dos demais de forma inadequada, isto é, inapropriada! Deveria utilizá-lo para fazer algo de útil, como por exemplo fazer uma questão pertinente a um dos parceiros desta página ou esclarecer alguma dúvida que tenha ou até mesmo responder ao comentário feito por alguém mas da devida forma! Mas enfim... Já constatei que não vale a pena apelar ao seu bom senso. Talvez me irá criticar quando ler a minha apreciação. Não tem importância! O meu dever enquanto cidadã assertiva que sou é precisamente alertar as pessoas para que se redimam e não cometam os mesmos erros. Obrigada.

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  6. estas enganado a correção está correta « isso também me influenciou» nao é predicativo do sujeito influenciou nao é verbo copulativo !

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  7. jÁ SAIU A CORRECÇÃO DO GAVE PESSOAL. 1.1) a 1.2)d e a 1.3 é a aquela do complemento agente da passiva.

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    1. mesmo ? esta não é oficial então ?

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    2. Lamento, jovem, por dois motivos:
      1.º) Não tem o mínimo conhecimento de funções sintáticas;
      2.º) Tem imensas dificuldades de leitura.

      A opção correta é, efetivamente, a (C) complemento direto e indireto. (Versão 1)

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    3. Já está disponível a CORRECÇÃO DO GAVE?! Onde?!

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    4. Aprecio imenso a sua forma de fazer comentários. Considero que tem um certo cuidado ao responder ás publicações das pessoas. Foi sem sombra de dúvida o que me impressionou muitíssimo desde que me deparei com o modo como comenta. De entre os diversos comentários que já tive oportunidade de ler e que se encontram presentes nesta página, este é com certeza o que mais gostei pelos motivos acima discriminados. Fico feliz por ainda existir jovens que possuem algum bom senso e que têm o mínimo de respeito para com o outro. Obrigada por existires pois és um dos escassos casos únicos. É óbvio que me refiro ao 12ºA que possui uma imagem que contém diversos bonecos cujo fundo é azul. Continua assim.

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  8. Achei o poema um bocado estranho e complicado de interpretar :/

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  9. Tanto tempo para encontrar a coreção do teste intermédio, e só agora é que tive acesso. Obriga, esta ajuda foi muito util :)

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  10. Na questão 2.2 do grupoII coloquei: oração subordinada completiva finita. Pode ser considerada certa a minha resposta?

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    1. Sim. Quando a oração subordinada substantiva completiva é finita, é introduzida pelas conjunções subordinativas completivas «que» ou «se». Ora, tal é o caso da oração em causa.

      Assim sendo, a resposta terá de ser considerada correta.

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  11. Este comentário foi removido pelo autor.

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  12. fooogooo parace que vou ter nega no teste....porque achei o texto narrativo e o poema é um bocado dificil ....e ainda por cima na escolha de multipla fiz ao calhas......

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  13. Versao 2
    2.2 pode ser considerada oraçao subordinada exlicativa?

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  14. na 2.2 a oração é subordinante, porque é a principal e independente da outra oraçao...

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  15. eu ainda não fiz o teste intermédio, como é que isto já está aqui?

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    1. Frequenta o 12.º ano?
      Se sim e não realizou o teste intermédio, só encontro uma explicação: a sua escola não «aderiu», pois tal não é obrigatório. Cada professor / cada escola tem ampla liberdade para decidir se os seus alunos resolvem ou não o teste.

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  16. será que podem-me responder?

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  17. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

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  18. Confesso que o teste intermédio realizado no dia 27 de Fevereiro foi razoàvel, porém senti algumas dificuldades na realização do mesmo. A classificação obtida no teste não foi lá muito famosa visto que não estudei o suficiente para obter uma boa apreciação. Mas enfim... Não podemos chorar pelo leite derramado! O que passou, passou e ponto final! No que diz respeito ao exame de Português elaborado a 18 do presente mês,este já decorreu bem melhor comparativamente com o intermédio, no entanto, terei de recorrer a uma segunda fase a fim de melhorar a nota. Estou ansiosa por saber o resultado obtido!

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  19. Estimados parceiros! Será que me poderiam dizer mais ou menos em que altura saem os resultados obtidos na primeira fase do exame de Português? Disseram que provavelmente sairia na segunda semana do pròximo mês, mas estou um pouco receosa relativamente a veracidade da informação fornecida. Respondam, por favor. Ficaria eternamente agradecida a vòs! Obrigada.

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  20. Gostaria imenso que respondessem à questão que vos fiz ontem. Tenho consciência que porventura neste momento nenhum de vocês esteja a utilizar este blogue, contudo, preciso que me digem algo a fim de acalmar os ânimos bem como os nervos que tenho. Respondam aos dois últimos comentários presentes nesta página, peço-vos, please. Sei que estou a ser um pouco persistente mas é necessário que me informem acerca da altura em que sairá os resultados obtidos na primeira fase de exame de Português do 12º ano. Obrigada a todos. I Love everybody!!

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    1. Consultar aqui: http://portugues-fcr.blogspot.pt/2012/06/afixacao-de-pautas-dos-exames-nacionais.html

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    2. Boa Tarde! Agradeço-lhe imenso pelo facto de ter tido a amabilidade de colocar o endereço electrónico relativo a afixação de pautas dos exames nacionais na presente página, pois será sem sombra dúvida muitíssimo útil.Fico feliz em saber que deu a devida atenção ao comentário que publiquei.Não sabia de que forma é que poderia ter acesso a essa informação,no entanto, já não haverá problemas relativamente a esse aspecto.Obrigada Sísifo. Foi,de facto, muito amável. Confesso que tinha algum receio porque pensei que ninguém fosse responder ao que tinha escrito. Agradecida, novamente.

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    3. Boa Tarde! Agradeço-lhe imenso pelo facto de ter colocado ou feito referência ao endereço electrónico relativo a afixação de pautas dos exames nacionais, pois será sem sombra de dúvida muitíssimo útil. Confesso que estava um pouco receosa, visto que pensei que porventura ninguém fosse responder ao comentário que publiquei, no entanto, fico agradecida por ter dado a devida atenção a questão que coloquei. Não saberia de que forma é que poderia ter acesso a essa informação, se bem que já me tinham dito que as classificações seriam expostas na segunda semana do próximo mês, porém, estava com um pouco de receio quanto a veracidade da informação que me foi dada. Mas enfim... Agradecida, novamente. Foi, de facto, amável.

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  21. Peço-vos imensas desculpas pelos erros ortográficos gravíssimos redigidos no comentário anterior. Escrevi-os dessa forma porque estava completamente distraída. Eles ficariam correctos se fossem escritos do seguinte modo: Digam em vez de digem bem como primeira fase do exame de Português e não fase de exame de Português! Mas enfim...Pelo menos reconheci que tinha errado e tentei corrigir. Mais uma vez obrigada pela vossa atenção. Foi um prazer ter falado convosco. Adoro-vos! Não se esqueçam de responder aos comentários que publiquei nesta página. Até breve!

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