Português: Aspeto verbal / valor aspetual V - Correção (G 62)

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Aspeto verbal / valor aspetual V - Correção (G 62)


1. Observe o sketch «O bombeiro voluntário», da autoria de Raul Solnado (https://www.youtube.com/watch?v=HI3q8iVo0YE), e, seguidamente, identifique o valor aspetual de cada enunciado.

1. Eu vou contar-lhes a minha ida para os bombeiros voluntários.
Valor imperfetivo

2. Arranjaram-me um quartel muito grande e muito bom.
Valor perfetivo

3. A gente não aprende logo a apagar uma mata.
Valor genérico

4. Estava a ir para a mata, quando ouvi um discurso de um senhor que era ministro.
Valor imperfetivo

5. Resolvi estabelecer-me de bombeiro por conta própria.
Valor perfetivo

6. Comprei três bombas, meia dúzia de machadinhas…
Valor perfetivo

7. Todos os sábados, damos rescaldos.
Valor habitual

8. Estava eu a arear os amarelos do capacete…
Valor imperfetivo

9. Já tenho este fogo cá em casa há um mês.
Valor iterativo /imperfetivo (?)

10. Comecei-me a sentir muito quentinho.
Valor imperfetivo

11. Estava a apagar muito bem.
Valor imperfetivo

12. Fiquei com uma raiva!
Valor perfetivo

13. Sempre que houver um incêndio cá em casa, não me esqueço do senhor.
Valor iterativo

14. O meu colega tem apagado muito bem.
Valor iterativo

15. O meu colega é meu amigo.
Valor genérico

16. Aquela mulher costuma ter fogo em casa.
Valor habitual


2. A partir das palavras dadas, construa enunciados com os valores aspetuais indicados.

(A) Telemóvel / gastar / bateria
Situação habitual: O meu telemóvel, habitualmente, gasta muita bateria.
Situação iterativa: O meu telemóvel tem gastado muita bateria,

(B) Ernesto e Miquelina / praticar / desporto
Situação habitual: O Ernesto e a Miquelina costumam praticar desporto.
Situação iterativa: O Ernesto e a Miquelina têm estado a praticar desporto.

(C) Joaquina / filmar / namorado
Valor perfetivo: A Joaquina filmou o namorado.
Valor imperfetivo: A Joaquina está a filmar o namorado.

(D) Joana Vasconcelos / expor / trabalhos
Valor imperfetivo: Joana Vasconcelos está a expor os seus trabalhos.
Situação habitual: Joana Vasconcelos costuma expor os seus trabalhos.
Situação iterativa: Joana Vasconcelos tem exposto os seus trabalhos.


3. Assinale as opções corretas, de modo a identificar o valor aspetual dos enunciados apresentados.

1. A vacinação é uma forma de proteger todas as crianças.
(A) valor genérico                                                (C) valor habitual
(B) valor imperfetivo                                            (D) valor perfetivo

2. Estou a ter explicações para me preparar para os exames.
(A) valor perfetivo                                               (C) valor iterativo
(B) valor imperfetivo                                            (D) valor habitual

3. Ultimamente, temos feito muitos exercícios de gramática.
(A) iterativo                                                          (C) valor habitual
(B) valor imperfetivo                                            (D) valor genérico

4. Tenho andado de bicicleta todos os dias depois das aulas.
(A) valor perfetivo                                               (C) valor iterativo
(B) valor habitual                                                 (D) valor genérico



. Ficha

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...