1. As primeiras obras aproximam-se da corrente neorrealista: O Caminho fica Longe (1943), Onde Tudo foi Morrendo (1944), Vagão J (1946), distanciando-se posteriormente
deste movimento.
1.1. Marcas neorrealistas em Aparição:
. as
referências à miséria dos trabalhadores;
. o
episódio do Bailote;
. a simpatia do narrador pelos ceifeiros, “homens
e mulheres cosidos com a terra”, “gente fulminada pelo
sol”;
. a atitude do reitor, de certo modo abusando da sua autoridade
na interferência a respeito dos temas das composições dos alunos de Alberto
Soares.
2. A partir de 1949, com o romance Mudança, dá voz às suas angústias existenciais, à problemática
existencial e metafísica. Neste âmbito, torna-se discípulo de Jean-Paul Sartre,
Heidegger e Jaspers.
2.1. A
filosofia existencialista e Aparição:
. “o
homem como um ser para a morte”;
. o
absurdo da morte;
. a
angústia metafísica;
. a
busca do eu essencial;
. a
busca da harmonia interior;
. a transcendência.
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