Português

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Campo lexical e campo semântico


          Campo lexical é o conjunto de palavras ou expressões que se referem ao mesmo domínio da realidade.
          Por exemplo, se quisermos construir o campo lexical de vestuário, poderemos usar palavras como calças, camisola, meias, camisa, chapéu, sapatos, saia, vestido, etc.

          Outros exemplos:

               . campo lexical de futebol: estádio, jogador, bola, equipa, árbitro, golo...;
               . campo lexical de escola: biblioteca, quadro, livros, cadernos, disciplina...;
               . campo lexical de pintura: quadro, pincel, tinta, cavalete, tela, exposição...;
               . campo lexical de floresta: pinheiros, faia, carvalhos, urso, caverna, pânta-
                  nos, lobo, javali, veado...
               . campo lexical de mar: barco, areia, onda, marinheiro...

          Já campo semântico designa o conjunto de todos os significados que uma palavra assume num determinado contexto.
          Por exemplo, «as palavras navegar, marear, velejar, sulcar, vogar, singrar, num determinado contexto podem ter um mesmo significado: NAVEGAR. Este campo semântico consiste, então, no conjunto de palavras que têm entre si o valor semântico comum de NAVEGAR. Todas estas palavras e expressões designam de forma diferente um mesmo conceito. » (in Infopedia).

          Outros exemplos:

               . campo semântico de bola: bola de futebol, bola de neve, bola de Berlim,
                                                           estás uma bola, etc.;
               . campo semântico de morte: bater a bota, partir, falecer, ir desta para
                                                             melhor, dar o badagaio, apagar-se;
               . campo semântico de :
                         - O bebé não queria comer a sopa, mas a bateu o pé.
                         - Isaltino jurou a pés juntos que não era culpado.
                         - O texto da Filomena não tem pés nem cabeça.
                         - Depois da luta, Agamemnon saiu com pés de lã.
                         - Os teus pés são feitos.
               . campo semântico de nota:
                         - A nota de cinco euros mudou.
                         - A minha nota musical preferida é o «mi».
                         - Que nota tiveste a Português?
                         - O golo do Messi é digno de nota.
               . campo semântico de luz:
                         - Os meus filhos são a luz dos meus olhos. (= são o meu orgulho,
                            são muito amados)
                         - A Maria já deu à luz. (= teve um filho)
                         - Subimos a persiana para dar luz à sala. (= iluminar)
                         - O esclarecimento do professor fez luz sobre a dúvida do
                            aluno. (= esclarecer)
                         - A direção da escola tem luz verde para fazer obras. (= autorização)
               . campo semântico de coração:
                         - O coração é um órgão do corpo humano.
                         - A minha tia tem um coração mole.
                         - És um coração de manteiga.
                         - A minha primeira namorada tinha um coração de pedra.
                         - O Chiado é o coração de Lisboa.
                         - A minha mãe tem o coração perto da boca.
                         - A Vitória partiu o coração ao ex-namorado.
                         - Ela fez das tripas coração para manter o coração.
               . campo semântico de justiça:
                         - Praticar a justiça de Fafe. (= forma violenta de resolver os assuntos)
                         - O João disse de sua justiça. (= disse aquilo que pensava)
                         - Isso é justiça de funil. (= ser parcial mo uso da justiça)
                         - A polícia atuou com justiça. (= atuou de maneira justa, imparcial)
                         - A população fez justiça pelas próprias mãos. (= castigou ela própria,
                            sem recorrer as poderes competentes para tal)
                         - Os adeptos fizeram justiça a Jorge Jesus. (= reconheceram-lhe razão)
               . campo semântico de conta:
                         - Paguei a conta da água. (= despesa, fatura)
                         - Ele abriu uma conta fantasma. (= conta em nome de um cliente fictício)
                         - O João ajustou contas com a Joaquina. (= castigar, vingar-se)
                         - A justiça vai chamar Jorge jesus a contas. (= exigir explicações)
                         - O Pedro deu conta da limpeza da casa. (= realizar, fazer)
                         - Ela fez de conta que não ouviu. (= fingiu)
                         - A Sónia trabalha por conta própria. (= independentemente, por si
                            própria)
                         - Isso não são contas do meu rosário. (= não é da minha competência,
                            do meu interesse)
                         - As silvas tomaram conta do jardim. (= invadiram)
               . campo semântico de noite:
                         - noite dos tempos (tempo muito remoto, do qual não se tem muita
                            informação ou lembrança, apenas vagas noções)
                         - noite e dia (constantemente, sem parar, a todas as horas)
                         - noite eterna (estar morto)
                         - a noite é uma criança (ser cedo, a noite está apenas a começar)
                         - passar a noite em branco/claro (não dormir durante toda a
                           noite)
                         - da noite para o dia (de repente, com grande rapidez)
               . campo semântico de nuvem:
                         - Aquela nuvem está a tapar o sol.
                         - O professor foi às nuvens com a minha resposta. (=irritou-se)
                         - Caí das nuvens com a derrota no Porto. (= fiquei desiludido)
                         - O incêndio provocou uma nuvem escura que escondeu o céu.
                            (= fumo espesso)
                         - Uma nuvem de gafanhotos devastou o Egito. (= grande quantidade)
                         - A Joana anda nas nuvens com o novo namorado. (= anda feliz)
                         - Uma nuvem abateu-se sobre o rosto da Miquelina após a notícia
                            da morte da avó. (= ficou muito triste)
               . campo semântico de olho:
                         - olho da rua (ser despedido; no meio da rua)
                         - ter olhos de gato (ter olhos verdes)
                         - olho de lince (ter vista apurada)
                         - olho por olho, dente por dente (executar uma vingança em
                            proporção igual ou equivalente ao mal sofrido)
                         - olho vivo (ser sagaz, perspicaz)
                         - abrir o olho (ter cuidado)
                         - a olhos vistos (de forma clara, evidente)
                         - custar os olhos da cara (ter um preço muito alto)
                         - comer com os olhos (desejar muito, fixar um olhar cobiçoso
                            na pessoa amada ou objeto desejado)
               . campo semântico de verde:
                         - A mação ainda está verde. (= não está madura)
                         - Aquela professora ainda não está muito verde. (= é muito
                            inexperiente)
                         - Que saudades dos meus verdes anos! (= juventude)
                         - A carne verde é desagradável. (= não salgada)
               . campo semântico de céu:
                         - O golo do Benfica caiu do céu. (= foi bem vindo ou foi casual)
                         - A Josefina foi para o céu. (= morreu)
                         - Os dejetos correm a céu aberto. (= ao ar livre, a descoberto)
                         - Os candidatos autárquicos prometem o céu e a terra. (= superou
                            obstáculos, usou todos os meios possíveis)
                         - Ele moveu céu e terra para provar a inocência do filho. (= fez todo
                            o possível)
                         - Aquilo foi de bradar aos céus. (= foi escandaloso, censurável)

Ortografia - AO


Nova Ortografia


1. Rescreva as frases tendo em conta as regras estipuladas no (novo) Acordo Ortográfico.

a) O tractor avariou enquanto arava as terras do director da escola.
b) A erupção de um vulcão na Islândia provocou uma reacção violenta colectiva das pessoas afectadas pelo cancelamento de voos em diversos aeroportos.
c) Ocorreu, ontem, um violento sismo no Chile que causou a morte da actriz Agatha Christie.
d) Os súbditos de D. Carlos ficaram decepcionados com o seu assassinato.
e) A próxima colecção será protagonizada pelo nosso excepcional professor de Português.


2. Nos pares de palavras a seguir apresentados, apresentam-se diferentes grafias da mesma palavra. Algumas destas grafias são incorretas enquanto outras correspondem a variantes não europeias da língua que falamos.

2.1. Assinale a opção que representa a grafia correta na norma portuguesa.

a) electrofone                           eletrofone                   
b) perspectivar                          perspetivar                  
c) corrupto                                 corruto                          
d) reator                                     reactor                          
e) núpcias                                  núcias                           
f) activamente                            ativamente                  
g) exacto                                    exato                             
h) acto                                        ato                                 
i) eucalipto                                 eucalito                         
j) cético                                      céptico                          
k) bissectriz                               bissetriz                        
l) Egipto                                     Egito                             
m) suntuoso                               sumptuoso                  
n) desafectação                        desafetação                
o) óptimo                                   ótimo                             
p) carácter                                 caráter                          
q) adoptar                                  adotar                           
r) indemnizar                             indenizar                       
s) elétrico                                  eléctrico                        
t) convicto                                  convicto                        
u) perspectiva                           perspetiva                    

domingo, 18 de setembro de 2011

Programa

. Sequência 1

     . Leitura:
          » Textos informativos diversos e dos domínios transacional e educativo:
                    - Artigos científicos e técnicos;
                    - Comunicado;
                    - Reclamação / Protesto.

     . Compreensão oral:
          » Documentários de índole científica.

     . Expressão oral:
          » Reclamação / protesto;
          » Comunicado.

     . Escrita:
          » Reclamação / protesto.


. Sequência 2

     . Leitura:
          » Discurso político;
          » Sermão de Santo António aos Peixes.

     . Compreensão oral:
          » Documentários;
          » Sermão de Santo António aos Peixes em CD;
          » Filmes (A Missão; Palavra e Utopia).

     . Expressão oral:
          » Exposição.

     . Escrita:
          » Textos expositivo-argumentativos;
          » Textos de apreciação crítica.


. Sequência 3

     . Leitura:
          » Frei Luís de Sousa.

     . Compreensão oral:
          » Filme Frei Luís de Sousa;
          » Documentários (sobre Garrett, o Romantismo, etc.).

     . Expressão oral:
          » Dramatização.

     . Escrita:
          » Textos argumentativos;
          » Textos expositivo-argumentativos;
          »Resumo (de textos expositivo-argumentativos).


. Sequência 4

     . Leitura:
          » Romance de Eça de Queirós;
          » Caricaturas ( cartoons);
          » Desenhos humorísticos.

     . Compreensão oral:
          » Documentários sobre a vida e obra de Eça;
          » Excertos de filmes e /ou séries baseados na obra queirosiana;
          » Programas áudio e audiovisuais humorísticos.

     . Expressão oral:
          » Debate (participação).

     . Escrita:
          » Síntese (de textos informativo-expositivos).


. Sequência 5

     . Leitura:
          » Textos dos media:
                    - Editorial;
                    - Artigos de apreciação crítica;
                    - Imagens (função argumentativa);
                    - Textos publicitários;
          » Poesia de Cesário Verde.

     . Compreensão oral:
          » Produções áudio e audiovisuais diversas.

     . Expressão oral:
          » Textos publicitários (orais e audiovisuais).

     . Escrita:
          » Artigos de apreciação crítica;
          » Textos publicitários.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Serrar os dentes

          Senta-se uma pessoa na sala de espera do consultório do dentista e, enquanto aguarda, procura distrair-se do som das brocas e da imagem da agulha, folheando uma revista cor-de-rosa.
          E eis que chega a uma página onde lê o seguinte:
                    «Diana acaba por cair na rua como uma vulgar sem-abrigo e aceita a sopa oferecida por um voluntário, mas deita-a fora. Enroscada num cobertor, serra os dentes murmurando que vai conseguir ultrapassar as dificuldades por que está a passar.»
          Na imagem apresentada, pode ver-se a estupefacção da atriz que desempenha o papel da personagem (Diana) no exato momento em que lê este «guião». De facto, convenhamos que seria um desperdício incompreensível serrar tão belos dentes.

          É claro que o trauma das brocas e agulhas desapareceu em três tempos. Um agradecimento à... "TV 7 Dias» pelo momento de humor trágico.

Alterações aos planos de estudo - Ensino secundário

. 10.º ano:
  • O plano de estudos passa a integrar a área de Formação Cívica, quer para os alunos inscritos neste ano de escolaridade pela primeira vez, quer para aqueles que se encontram a repeti-lo.

. 11.º ano:
  • Os alunos não estão sujeitos à frequência da área de Formação Cívica;
  • Os alunos que frequentam pela primeira vez este ano de escolaridade podem optar por realizar o exame nacional da disciplina de Filosofia ou o exame de uma das disciplinas bienais da componente de formação específica;
  • Os alunos que se encontram a repetir o 11.º ano podem também optar por realizar o exame nacional de Filosofia ou o de uma disciplina bienal, desde que ainda não tenham concluído a disciplina de Filosofia e a disciplina bienal da componente de formação específica à qual não pretendem realizar exame nacional.

. 12.º ano:
  • Do plano de estudos não fazem parte as áreas de Formação Cívica e Área Projeto, independentemente de frequentarem este ano de escolaridade pela primeira vez ou não;
  • Os alunos que se encontrem a repetir o 12.º ano e já tenham realizado a Área de Projeto podem optar por lhes ser considerada, ou não, a classificação respetiva no cálculo da CIF (classificação interna final) do ensino secundário;
  • Os alunos que não tenham concluído o ensino secundário no ano letivo de 2010/2011 apenas por não terem realizado a Área de Projeto podem inscrever-se, no ano de 2011/2012, nas disciplinas deste ano de escolaridade para efeitos de melhoria de classificação, de acordo com as possibilidades da escola;
  • Os alunos podem optar por realizar o exame nacional de Filosofia ou o exame de uma das disciplinas bienais da componente de formação específica, desde que ainda não tenham concluído a disciplina de Filosofia e a disciplina bienal da componente de formação específica à qual não pretendem realizar exame nacional.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Sondagem


domingo, 11 de setembro de 2011

Testemunho dramático de uma mãe

          «... o meu filho de 6 anos, que vai frequentar o 1.º ano, terá de embarcar num autocarro às 7:30 horas da manhã (este autocarro é a carreira pública regular para as pessoas da região), para fazer um percurso de 45m e (isto é do melhor) não tem nenhum vigilante a acompanhá-lo, nem aos outros meninos que irão para o centro escolar de Alijó.»
          Roubado à Educação do meu Umbigo.

11/09/2001

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

CORTES OBSCENOS

Arranque do ano lectivo marcado por vários cortes e alterações


Hoje às 07:22



          "A TSF dá-lhe a conhecer as alterações do novo ano lectivo que vai começar com menos dinheiro, menos professores e com equipas reduzidas para acompanhar as crianças com deficiências.
          (...)
          Na reestruturação planeada pelo ministro Nuno Crato, nota ainda para a redução das equipas que fazem o acompanhamento dos alunos com necessidades especiais.
          No apoio às necessidades especiais deixam de estar presentes os assistentes sociais, os monitores e os técnicos de psicomotricidade."

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

domingo, 4 de setembro de 2011

"Poeminha da Negação da Afirmação", Millôr Fernandes

          Sou um homem bem comum
          sem nenhuma aspiração.
          Não quero ser general
          e muito menos sultão.
          Sou moderado de gastos,
          de ambição reduzida,
          não sonho ser «big-shot»
          estou contente da vida.
          Nunca invejei o próximo
          nem lhe cobiço a mulher,
          pego o meu lugar na fila
          e seja o que Deus quiser.
          Não sou mau pai, nem mau esposo,
          grosseiro nem invejoso
          - só um pouco mentiroso.

"Take me Up", Scotch (1984)


          Cada ano que passa vai pesando, daí que saiba bem tudo o que «take me up».
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