. Sequência 1
. Leitura:
» Textos informativos diversos e dos domínios transacional e educativo:
- Artigos científicos e técnicos;
- Comunicado;
- Reclamação / Protesto.
. Compreensão oral:
» Documentários de índole científica.
. Expressão oral:
» Reclamação / protesto;
» Comunicado.
. Escrita:
» Reclamação / protesto.
. Sequência 2
. Leitura:
» Discurso político;
» Sermão de Santo António aos Peixes.
. Compreensão oral:
» Documentários;
» Sermão de Santo António aos Peixes em CD;
» Filmes (
A Missão; Palavra e Utopia).
. Expressão oral:
» Exposição.
. Escrita:
» Textos expositivo-argumentativos;
» Textos de apreciação crítica.
. Sequência 3
. Leitura:
» Frei Luís de Sousa.
. Compreensão oral:
» Filme
Frei Luís de Sousa;
» Documentários (sobre Garrett, o Romantismo, etc.).
. Expressão oral:
» Dramatização.
. Escrita:
» Textos argumentativos;
» Textos expositivo-argumentativos;
»Resumo (de textos expositivo-argumentativos).
. Sequência 4
. Leitura:
» Romance de Eça de Queirós;
» Caricaturas (
cartoons);
» Desenhos humorísticos.
. Compreensão oral:
» Documentários sobre a vida e obra de Eça;
» Excertos de filmes e /ou séries baseados na obra queirosiana;
» Programas áudio e audiovisuais humorísticos.
. Expressão oral:
» Debate (participação).
. Escrita:
» Síntese (de textos informativo-expositivos).
. Sequência 5
. Leitura:
» Textos dos
media:
- Editorial;
- Artigos de apreciação crítica;
- Imagens (função argumentativa);
- Textos publicitários;
» Poesia de Cesário Verde.
. Compreensão oral:
» Produções áudio e audiovisuais diversas.
. Expressão oral:
» Textos publicitários (orais e audiovisuais).
. Escrita:
» Artigos de apreciação crítica;
» Textos publicitários.