1. O velho e
o amigo continuaram a sua viagem e a sua “conversa”.
1.1.
Assinala como verdadeiras (V) ou falsas (F) as frases seguintes, corrigindo as
falsas.
a. O velho encarava Cachupín
como o seu confidente.
b. O nome Cachupín
VI foi dado ao cão em memória de um velho índio.
c. Na
viagem que encetaram, ambos (velho e cão) caminhavam de forma insegura, uma vez
que não conheciam bem o terreno.
d.
Começaram por dirigir-se à estrada de cascalho, onde esperariam por uma boleia
que os levaria a Cholila.
1.2.
Identifica as modalidades de reprodução do discurso presentes no primeiro
parágrafo do excerto. Exemplifica com segmentos textuais.
2. A partir
de determinado momento, o velho vai assumir o papel de narrador da sua aventura
passada, partilhando a função de narrador com o narrador do texto que, muitas
vezes, reproduz indiretamente as suas palavras.
2.1.
Transcreve a frase que marca o início dessa narração.
2.2. Refere
o efeito que este “jogo narrativo” representa no conto.
3. Ordena as
sequências seguintes, tendo em conta a evolução cronológica dos acontecimentos
da vida do velho.
a. Quando
procedia a algumas reparações necessárias nas paredes, encontrou uma fenda de
rebordos suaves.
b. Pensando
inicialmente que se trataria de botões de uniformes militares, quando tirou a
primeira peça metálica logo percebeu que tinha encontrado um tesouro, fruto de
um assalto realizado em 1905 pela Quadrilha Selvagem.
c.
Lembrava-se da longa caminhada com a família de Las Heras a Cholila, em busca
de melhores condições de vida.
d. Apanhou a
primeira sova da sua vida e passou vários dias pendurado de cabeça para baixo,
enquanto os gendarmes vasculhavam a cabana em busca do tesouro que nunca
encontraram.
e. Passou
pelos tempos duros em que a produção de lã terminou porque os ingleses
abandonaram a Patagónia e abriram novas fazendas lanares na Austrália.
f. Ocupou a
cabana com a sua família.
g. Não resistiu
a correr até à venda de Cholila para vender aquela moeda e passou um mau
bocado.
h. Em
Cholila tinha ouvido falar de uma cabana vazia, que tinha sido de bandidos
estrangeiros, na qual diziam haver fantasmas.
i. O
vendeiro viu a moeda em cima do balcão e chamou o chefe da polícia, que o levou
até ao quartel.
j.
Aproximou-se um dia da cabana, que lhe pareceu ter condições muito boas.
4. Explica o
sentido da expressão “foi para o galheiro”.
5. Atenta
na expressão “Aí, ouvira falar da cabana vazia dos bandidos gringos – diziam
que havia fantasmas que penavam…”.
5.1.
Verifica se esta frase clarifica a resposta à questão 5.3. do questionário 1.
6. A certa
altura, o narrador da aventura do velho abandona a analepse e centra a narração
no presente da personagem.
6.1.
Transcreve uma frase que comprove a afirmação anterior.
7. Atenta
agora nas últimas palavras do excerto: “… a riqueza é o pior que pode
acontecer aos pobres.”
7.1. Comenta
o seu sentido, atendendo ao contexto que lhes deu origem.
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