Montecchio é o pai de Romeu, o
patriarca do clã Montecchio e inimigo feroz de Capuleto. No início da peça,
preocupa-se principalmente com a melancolia de Romeu.
quinta-feira, 19 de dezembro de 2019
Caracterização de Montecchio
Caracterização de Lady Capuleto
Esta personagem é a mãe de Julieta
e esposa de Capuleto. É uma mulher que se casou jovem (de acordo com as suas
próprias palavras, deu à luz Julieta com quase catorze anos) e está ansiosa
para ver a filha casar-se com Páris. É uma mãe ineficaz, contando com a
enfermeira para apoio moral e pragmático.
Seinfeld: Temporada 02 - Episódio 06
Caracterização de Capuleto
Capuleto é o patriarca da família
Capuleto, pai de Julieta, marido de Lady Capuleto e inimigo, por razões
inexplicáveis, de Montecchio. Ele ama, realmente, a sua filha, embora não
esteja familiarizado com os pensamentos ou sentimentos de Julieta, e parece
pensar que o melhor para ela é um bom casamento com Páris. Frequentemente
prudente, ele transpira respeito e propriedade, mas é suscetível de se
enfurecer quando uma delas está ausente.
Caracterização de Tebaldo
Membro da família Capuleto, primo
de Julieta por parte da mãe, é vaidoso, elegante e extremamente consciente da
cortesia e da falta dela. Torna-se agressivo, violento e rápido a sacar da
espada quando sente que o seu orgulho foi ferido. Uma vez desembainhada, a sua
espada é algo a ser temido. Ele detesta os Montecchios.
Caracterização da Enfermeira
A enfermeira de Julieta, a mulher
que a amamentou quando bebé e cuidou dela durante toda a sua vida, é uma
personagem vulgar, sinuosa e sentimental: ela fornece alívio cómico com os seus
comentários e discursos frequentemente inapropriados. Porém, até a um
desentendimento próximo do final da peça, a enfermeira é a fiel confidente e
intermediária leal de Julieta no romance com Romeu. Ela contrasta com Julieta,
já que a sua visão do amor é terrena e sexual, enquanto a jovem Capuleto é
idealista e intensa. A enfermeira acredita no amor e quer que Julieta tenha um
marido bonito, mas a ideia de que esta deseja sacrificar-se por amor é
incompreensível para si.
O papel principal da enfermeira na
peça é o de uma figura materna secundária para Julieta. A enfermeira claramente
tem um relacionamento mais próximo com a jovem do que com Lady Capuleto. Isso
não é surpreendente, dada a quantidade de responsabilidade que recai sobre si
por cuidar de Julieta desde o nascimento. A afeição da enfermeira por ela
decorre do facto de ter uma filha chamada Susana, que tinha a mesma idade de
Julieta, mas que morreu jovem. Assim, tal como a enfermeira é uma mãe de
aluguer para Julieta, esta também é uma filha de aluguer para a enfermeira. Por
outro lado, note-se que ela demonstra o seu carinho pela jovem Capuleto com
frequência. Por exemplo, quando Julieta sai para o baile Capuleto, a enfermeira
despede, dizendo: “Vá menina; procure noites felizes para dias felizes”. A
enfermeira é uma das poucas personagens da peça que deseja explicitamente a
felicidade de Julieta. Além de a apoiar emocionalmente, também trabalha
ativamente para garantir a boa sorte da sua protegida, como quando serve como
intermediária que permite o namoro secreto com Romeu. A enfermeira permanece
aliada de Julieta até o fim e sofre muito quando ela, juntamente com o resto da
família Capuleto, acredita que a jovem está morta.
A enfermeira também é uma figura
cómica. Ela é extremamente faladora, e um dos seus tiques verbais mais comuns
relaciona-se com o uso constante de interjeições e com o facto de se interromper
a si própria. Além disso, também costuma fazer comentários obscenos. Muitas
vezes, estes dois aspetos reúnem-se, como quando a enfermeira diz a Lady
Capuleto: “Agora, por minha empregada, aos doze anos, eu pedi que [Julieta]
viesse” (I.iii.2-3). A enfermeira só precisa dizer que chamou Julieta, mas faz
um juramento estranho, no qual jura pela "virgindade" que ainda tinha
aos doze anos de idade, o que implica que a perdeu a aos treze. Esta não
sequência não tem nada a ver com a conversa em questão. A enfermeira também
costuma interpretar as palavras dos outros literalmente, o que resulta em
mal-entendidos engraçados. Por exemplo, ela não entende o sentido retórico da
declaração de Lady Capuleto: "Você conhece minha filha numa idade
bonita". Enquanto Lady Capuleto quer dizer simplesmente que Julieta está
em idade de casar, a enfermeira responde sinceramente, dizendo que conhece a
idade exata de Julieta: "Fé, posso dizer a idade dela até há uma hora".
Estes exemplos de humor surgem um pouco às custas da enfermeira, pois mostram a
sua educação de classe baixa.
quarta-feira, 18 de dezembro de 2019
Aspeto verbal / valor aspetual V - Correção (G 62)
1.
Observe o sketch «O bombeiro voluntário», da autoria de Raul Solnado (https://www.youtube.com/watch?v=HI3q8iVo0YE),
e,
seguidamente, identifique o valor aspetual de cada enunciado.
1. Eu vou contar-lhes a minha ida para os bombeiros voluntários.
Valor imperfetivo
2. Arranjaram-me um quartel muito grande e muito bom.
Valor perfetivo
3. A gente não aprende logo a apagar uma mata.
Valor genérico
4. Estava a ir para a mata, quando ouvi um
discurso de um senhor que era ministro.
Valor imperfetivo
5. Resolvi estabelecer-me de bombeiro por conta própria.
Valor perfetivo
6. Comprei três bombas, meia dúzia de machadinhas…
Valor perfetivo
7. Todos os sábados, damos rescaldos.
Valor habitual
8. Estava eu a arear os amarelos do capacete…
Valor imperfetivo
9. Já tenho este fogo cá em casa há
um mês.
Valor iterativo /imperfetivo (?)
10. Comecei-me a sentir muito
quentinho.
Valor imperfetivo
11. Estava a apagar muito bem.
Valor imperfetivo
12. Fiquei com uma raiva!
Valor perfetivo
13. Sempre que houver um incêndio cá
em casa, não me esqueço do senhor.
Valor iterativo
14. O meu colega tem apagado muito
bem.
Valor iterativo
15. O meu colega é meu amigo.
Valor genérico
16. Aquela mulher costuma ter fogo em
casa.
Valor habitual
2. A
partir das palavras dadas, construa enunciados com os valores aspetuais
indicados.
(A) Telemóvel / gastar / bateria
Situação habitual: O meu telemóvel, habitualmente, gasta muita bateria.
Situação iterativa: O meu telemóvel tem gastado muita bateria,
(B) Ernesto e Miquelina /
praticar / desporto
Situação habitual: O Ernesto e a Miquelina costumam praticar desporto.
Situação iterativa: O Ernesto e a Miquelina têm estado a praticar desporto.
(C) Joaquina / filmar / namorado
Valor perfetivo: A Joaquina filmou o namorado.
Valor imperfetivo: A Joaquina está a filmar o namorado.
(D) Joana Vasconcelos / expor /
trabalhos
Valor imperfetivo: Joana Vasconcelos está a expor os seus trabalhos.
Situação habitual: Joana Vasconcelos costuma expor os seus trabalhos.
Situação iterativa: Joana Vasconcelos tem exposto os seus trabalhos.
3.
Assinale as opções corretas, de modo a identificar o valor aspetual dos enunciados
apresentados.
1. A vacinação é uma forma de
proteger todas as crianças.
(A) valor
genérico (C)
valor habitual
(B) valor imperfetivo (D)
valor perfetivo
2. Estou a ter explicações
para me preparar para os exames.
(A) valor perfetivo (C)
valor iterativo
(B) valor
imperfetivo (D)
valor habitual
3. Ultimamente, temos feito
muitos exercícios de gramática.
(A)
iterativo (C)
valor habitual
(B) valor imperfetivo (D)
valor genérico
4. Tenho andado de bicicleta
todos os dias depois das aulas.
(A) valor perfetivo (C) valor iterativo
(B) valor habitual (D)
valor genérico
. Ficha
Caracterização de Mercúcio
Mercúcio é um parente do príncipe
e amigo íntimo de Romeu. Uma das personagens mais extraordinárias de todas as
peças de Shakespeare, Mercúcio transborda de imaginação, inteligência e, às
vezes, uma sátira estranha e cortante e fervorosa. Ele adora os jogos de
palavras, especialmente trocadilhos sexuais; pode tornar-se irascível e odeia
pessoas afetadas, pretensiosas ou obcecadas com as últimas modas; considera
cansativas as ideias romantizadas de Romeu sobre o amor e tenta convencê-lo a
ver esse sentimento como uma simples questão de apetite sexual.
Com uma inteligência rápida e uma
mente inteligente, Mercúcio é um ladrão de cenas e uma das personagens mais
memoráveis de todas as obras de Shakespeare. Embora constantemente zombe,
brinque e provoque – às vezes divertido, às vezes com amargura –, não é um mero
bobo da corte ou brincalhão. Com as suas palavras selvagens, Mercúcio perfura
os sentimentos românticos e o amor cego que existem dentro da peça. Ele zomba
da autoindulgência de Romeu, assim como ridiculariza Tebaldo e a adesão à moda.
O crítico Stephen Greenblatt descreve Mercúcio como uma força dentro da peça
que funciona para esvaziar a possibilidade do amor romântico e o poder do
destino trágico. Ao contrário das outras personagens que culpam o destino pela
sua morte, Mercúcio morre amaldiçoando todos os Montecchios e Capuletos, pois
acredita que pessoas específicas são responsáveis pela sua morte, e não alguma
força impessoal externa.
Caracterização de Frei Lourenço
Frei Lourenço é um frade
franciscano, amigo de Romeu e Julieta. Gentil, de espírito cívico, um defensor
da moderação e sempre pronto com um plano. É também ele que casa, secretamente,
os protagonistas da peça, na esperança de que o enlace possa eventualmente
trazer paz a Verona. Além de ser um homem santo católico, Frei Lourenço é
especialista no uso de poções e ervas aparentemente místicas.
O frade ocupa uma posição estranha
em Romeu e Julieta. Ele é um clérigo de bom coração que ajuda os
protagonistas durante toda a peça. Assim, realiza o casamento e geralmente dá
bons conselhos, especialmente no que diz respeito à necessidade de moderação. Por
outro lado, é a única figura da religião na peça. Mas Frei Lourenço também é a
mais intrigante e política das personagens da peça: casa Romeu e Julieta como
parte de um plano para acabar com os conflitos civis em Verona; leva Romeu ao
quarto de Julieta e depois para fora de Verona; giza o plano de reunir Romeu e
Julieta através do ardil de uma poção para dormir que parece surgir de um
conhecimento quase místico. Esse conhecimento místico parece deslocado para um
frade católico; por que razão tem esse conhecimento e o que esse pode ele significar?
As respostas não são claras. Além disso, embora todos os planos de Frei Lourenço
pareçam bem concebidos e bem-intencionados, constituem os principais mecanismos
pelos quais a tragédia fadada da peça ocorre. Os leitores devem reconhecer que
o frade não está apenas sujeito ao destino que domina a peça – de muitas
maneiras é ele quem traz esse destino.
Caracterização de Julieta
Julieta é a filha de Capuleto e de
Lady Capuleto. Estamos na presença de uma linda menina de 13 anos que começa a
peça como uma criança ingénua que pouco pensou em amor e casamento, mas cresce
rapidamente ao apaixonar-se por Romeu, filho do grande inimigo da sua família.
Por ser uma jovem nascido numa família aristocrática, não tem a liberdade que
Romeu possui de andar pela cidade, subir muros no meio da noite ou lutar com
espadas. No entanto, ela mostra uma incrível coragem ao confiar toda a sua vida
e futuro a Romeu, recusando-se até a acreditar nos piores relatos sobre ele
depois de se envolver numa zaragata com o seu primo. A amiga e confidente mais
íntima de Julieta é a sua enfermeira, embora esteja disposta a excluí-la da sua
vida no momento em que a enfermeira se volta contra Romeu.
Não tendo ainda completado 14
anos, Julieta tem uma idade que fica na fronteira entre a imaturidade e a
maturidade. No início da peça, porém, ela parece ser apenas uma criança
obediente, protegida e ingénua. Embora muitas meninas da sua idade – incluindo a
mãe – se casem, Julieta nunca pensou no assunto. Quando Lady Capuleto menciona
o interesse de Páris em a desposar, Juliet responde obedientemente que tentará
ver se pode amá-lo, uma resposta que parece infantil na sua obediência e na sua
conceção imatura de amor. Por outro lado, Julieta parece não ter amigos da sua
idade e não se sente à vontade para falar sobre sexo (como se vê no desconforto
quando a enfermeira disserta sobre uma piada sexual às custas da jovem
Capuleto, no Ato I, cena III).
Julieta mostra vislumbres da sua
determinação, força e espírito sóbrio, nas primeiras cenas, e oferece uma antevisão
da mulher em que se tornará durante os quatro dias de duração da peça. Enquanto
Lady Capuleto se mostra incapaz de acalmar a enfermeira, Julieta consegue-o com
uma única palavra (também no Ato I, cena III). Além disso, mesmo na obediência
de Julieta quando afirmar que irá tentar amar Páris, há algumas sementes de
determinação ferrenha. Ela promete considera-lo como um possível marido na
medida exata que sua mãe deseja. Embora seja uma demonstração externa de
obediência, essa afirmação também pode ser lida como uma recusa pela
passividade. Julieta atenderá aos desejos da mãe, mas não fará tudo para se
apaixonar por Páris.
O primeiro encontro de Julieta com
Romeu impulsiona-a para a vida adulta. Embora profundamente apaixonado por ele,
é capaz de ver e criticar as decisões precipitadas de Romeu e a sua tendência para
romantizar as coisas. Depois de Romeu matar Tebaldo e ser banido, Julieta não o
segue cegamente. Ela toma uma decisão lógica e sincera de que a sua lealdade e
amor por ele devem ser as suas prioridades norteadoras. Essencialmente, Julieta
solta-se das suas amarras sociais anteriores – a sua enfermeira, os seus pais e
a sua posição social em Verona – a fim de se tentar reunir com Romeu. Quando
ela acorda na tumba e o encontra morto, não se mata por fraqueza feminina, mas
pela intensidade do amor, assim como Romeu. O suicídio de Julieta realmente
requer mais coragem do que o do marido: enquanto este engole veneno, ela
apunhala-se no coração com uma adaga.
O desenvolvimento de Julieta de
uma menina de olhos arregalados para uma mulher confiante, leal e capaz é um
dos primeiros triunfos da caracterização de Shakespeare. Também marca um dos
seus tratamentos mais confiantes e completos da personagem feminina.
Aspeto verbal / valor aspetual V (G 62)
1.
Observe o sketch «O bombeiro voluntário», da autoria de Raul Solnado (https://www.youtube.com/watch?v=HI3q8iVo0YE),
e,
seguidamente, identifique o valor aspetual de cada enunciado.
1. Eu vou contar-lhes a minha ida para os bombeiros voluntários.
______________________________________________
2. Arranjaram-me um quartel muito grande e muito bom.
______________________________________________
3. A gente não aprende logo a apagar uma mata.
______________________________________________
4. Estava a ir para a mata, quando ouvi um
discurso de um senhor que era ministro.
______________________________________________
5. Resolvi estabelecer-me de bombeiro por conta própria.
______________________________________________
6. Comprei três bombas, meia dúzia de machadinhas…
______________________________________________
7. Todos os sábados, damos rescaldos.
______________________________________________
8. Estava eu a arear os amarelos do capacete…
______________________________________________
9. Já tenho este fogo cá em casa há
um mês.
______________________________________________
10. Comecei-me a sentir muito
quentinho.
______________________________________________
11. Estava a apagar muito bem.
______________________________________________
12. Fiquei com uma raiva!
______________________________________________
13. Sempre que houver um incêndio cá
em casa, não me esqueço do senhor.
______________________________________________
14. O meu colega tem apagado muito
bem.
______________________________________________
15. O meu colega é meu amigo.
______________________________________________
16. Aquela mulher costuma ter fogo em
casa.
______________________________________________
2. A
partir das palavras dadas, construa enunciados com os valores aspetuais
indicados.
(A) Telemóvel / gastar / bateria
Situação habitual: ___________________________________________________
Situação iterativa:
___________________________________________________
(B) Ernesto e Miquelina /
praticar / desporto
Situação habitual:
___________________________________________________
Situação iterativa:
___________________________________________________
(C) Joaquina / filmar / namorado
Valor perfetivo:
_____________________________________________________
Valor imperfetivo: ___________________________________________________
(D) Joana Vasconcelos / expor /
trabalhos
Valor imperfetivo:
___________________________________________________
Situação habitual:
___________________________________________________
Situação iterativa:
___________________________________________________
3.
Assinale as opções corretas, de modo a identificar o valor aspetual dos
enunciados apresentados.
1. A vacinação é uma forma de
proteger todas as crianças.
(A) valor genérico (C)
valor habitual
(B) valor imperfetivo (D)
valor perfetivo
2. Estou a ter explicações
para me preparar para os exames.
(A) valor perfetivo (C)
valor iterativo
(B) valor imperfetivo (D)
valor habitual
3. Ultimamente, temos feito
muitos exercícios de gramática.
(A) iterativo (C)
valor habitual
(B) valor imperfetivo (D)
valor genérico
4. Tenho andado de bicicleta
todos os dias depois das aulas.
(A) valor perfetivo (C)
valor iterativo
(B) valor habitual (D) valor genérico
. Correção
Seinfeld: Temporada 02 - Episódio 04
terça-feira, 17 de dezembro de 2019
Caracterização de Romeu
Romeu é o filho e herdeiro de Montecchio
e Lady Montecchio. Trata-se de um jovem de dezasseis anos, bonito, inteligente
e sensível. Embora impulsivo e imaturo, o seu idealismo e paixão fazem dele uma
personagem extremamente agradável. Vive no meio de uma luta violenta entre a sua
família e os Capuletos, mas não está interessado em violência. O seu único
interesse é o amor. No início da peça, está loucamente apaixonado por uma
mulher chamada Rosalina, mas no instante em que vê Julieta, apaixona-se por ela
e esquece-se da outra paixão. Assim, Shakespeare dá-nos todos os motivos para
questionar quão real é o novo amor de Romeu, mas este vai ao extremo para
provar a seriedade dos seus sentimentos. Ele casa-se secretamente com Julieta,
a filha do pior inimigo de seu pai; aceita alegremente o abuso de Tebaldo;
prefere morrer a viver sem a sua amada. Romeu também é um amigo afetuoso e
dedicado a seu parente Benvólio, Mercúcio e Frei Lourenço.
O nome Romeu, na cultura popular,
tornou-se quase sinónimo de "amante". Ne peça, realmente experimenta
um amor de tanta pureza e paixão que se mata quando acredita que o objeto de
seu amor, Julieta, morreu. O poder do amor de Romeu, no entanto, muitas vezes
obscurece uma visão clara do seu caráter, que é muito mais complexo.
Até a relação de Romeu com o amor
não é tão simples. No início da peça, anseia por Rosalina, proclamando-a o
modelo de mulher, e desespera perante a indiferença da jovem em relação a ele.
Em conjunto, as declarações de Romeu pela rapariga parecem bastante juvenis. Ele
é um grande leitor de poesia de amor, e o retrato do seu amor por Rosalina
sugere que está a tentar recriar os sentimentos sobre os quais leu. Depois de
beijar Julieta pela primeira vez, ela diz-lhe que ele beija «artisticamente», o
que significa que beija de acordo com as regras e implica que, embora
proficiente, o seu beijo carece de originalidade. Relativamente a Rosalina, aparentemente,
Romeu ama «by the book». A jovem, é claro, foge da mente de Romeu à primeira vista
de Julieta. Mas esta não é mero substituto. O amor que ela compartilha com ele
é muito mais profundo, mais autêntico e único do que o amor de cachorrinho
clichê que Romeu sentiu por Rosalina. O amor de Romeu amadurece ao longo da
peça, passando do desejo superficial de amar a uma paixão profunda e intensa. É
preciso atribuir o desenvolvimento de Romeu, pelo menos em parte, a Julieta. As
suas observações sensatas, como a do beijo de Romeu, parecem exatamente o que o
afastou da sua conceção superficial de amor e o inspirou a começar a declamar
algumas das mais belas e intensas poesias de amor já escritas.
No entanto, a profunda capacidade
de amor de Romeu é apenas uma parte da sua maior capacidade para sentimentos
intensos de todos os tipos. Dito de outra forma, é possível descrever Romeu
como alguém a quem falta a capacidade de moderação. O amor obriga-o a
esgueirar-se para o jardim da filha do seu inimigo, arriscando a morte
simplesmente para a ver. A raiva força-o a matar o primo da sua esposa num
duelo imprudente para vingar a morte do seu amigo Mercúcio. O desespero leva-o
ao suicídio ao ouvir a notícia da morte de Julieta. Esse comportamento extremo
domina a personagem de Romeu ao longo da peça e contribui para a tragédia final
que acontece com os amantes. Se Romeu se contivesse de matar Tebaldo ou esperasse
um dia antes de se matar depois de ouvir as notícias da morte de Julieta, a
história poderia ter tido um desenlace feliz. É claro que, se Romeu não tivesse
tais sentimentos, o amor que ele compartilhava com Julieta nunca teria
existido.
Entre os seus amigos,
especialmente enquanto brinca com Mercúcio, Romeu mostra vislumbres da sua
personalidade social. Ele é inteligente, perspicaz, gosta de justas verbais
(principalmente sobre sexo), leal e não tem medo do perigo, revelando aí toda a
sua coragem.
Adaptado de SparkNotes
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