segunda-feira, 11 de outubro de 2021
Sermão de Santo António aos peixes - Cap. II, III, IV
Análise de "Fostes, filha, eno bailar"
A donzela acabou de chegar do baile
e a sua mãe repreende-a por ter rompido a roupa/o manto. Além disso, adverte-a
para que tenha cuidado, pois o baile aproxima-se da fonte, onde, aparentemente,
o baile teve lugar. Ora, no contexto da cantiga de amigo, a fonte constitui o
lugar do encontro erótico e o veado/cervo o símbolo da sexualidade masculina.
Por outro lado, a dança/o baile configuram um comportamento de cariz sensual ou
erótico, isto é, através do qual a jovem procura seduzir o amigo que a observa.
As roupas rasgadas (“e rompestes i o
brial”) simbolizam a perda da virgindade na poesia trovadoresca. O «brial» era
uma peça de vestuário exterior, uma espécie de túnica ou manto, feita de seda
ou outro tecido fino.
O primeiro verso do refrão adverte-a
para a aproximação do veado, que vai beber à fonte, a metáfora da virilidade,
portanto do amigo, ou seja, a figura materna chama a atenção da filha para a
vinda do amigo. Já o verso seguinte do refrão (“esta fonte seguide-a bem”)
apresenta dificuldades de interpretação. De facto, interpretá-lo de forma
literal parece não fazer sentido, visto que as fontes não se movem. Por outro
lado, a mãe também não está a mandar a filha para a fonte. Poder-se-á
aindaconsiderar que, neste caso, “seguide-a bem” poderá significar “observar” (“observa-a
bem”), indiciando que a progenitora está a alertar a jovem para ter cuidado com
algo. Todavia, de acordo com alguns críticos, este significado não foi
atestado. A forma «seguir» provém do latim vulvar “sequire”, pelo contrário “sequi”
(«seguir»), da raiz indo-europeia “sekw”. Assim, «vê», «observa» estão entre as
possibilidades decorrentes da raiz e este uso ocorre, efetivamente, em latim. A
Eneida, o célebre poema épico de Virgílio, contém o uso da expressão “oculis
sequi” com o sentido de «seguir (um objeto que recua) com os olhos”. Assim,
neste contexto, a evolução semântica da expressão seria algo como «seguir» >
«observar um objeto em movimento» > «observar um objeto». No entanto, se
correto, o uso é único.
A segunda cobla, como é
característico das cantigas de amigo paralelísticas perfeitas, repete o
conteúdo da primeira, sendo os respetivos versos muito semelhantes, com pequenas
variações, mais concretamente das palavras rimantes. Ainda assim, convém deixar
uma nota a propósito do termo «loir» (v. 6), cuja origem parece residir no
latim «ludere» (via «ludire»). «Loir» talvez não seja um sinónimo exato de
«bailar», mas regra geral significa «jogar» ou «brincar».
O segundo par de coblas insiste na
censura da mãe por a filha ter rompido as vestes, acrescentando nova informação
– como é hábito no paralelismo perfeito –, neste caso o pesar da progenitora
pelo sucedido, o que traduz a sua oposição à situação.
Em suma, tal como sucede em vários
outros cantares de amigo, esta composição é passível de uma dupla leitura. A
primeira, singela, coloca-nos perante uma mãe que censura a sua filha por esta ter
ido bailar e lá ter rasgado a sua roupa de tecido fino. A segunda, de cariz
metafórico, recorda-nos que o baile constitui um momento de sensualidade e
sedução do amigo por parte da donzela. Por outro lado, o «brial», que é uma
peça fina de vestuário, conota igualmente sensualidade e o seu rompimento
simboliza o rompimento do hímen, isto é, a perda da virgindade. Deste modo, estaremos
na presença da primeira relação sexual da jovem. Quanto à fonte,
geograficamente constitui o local do encontro amoroso, mas simboliza também a
figura feminina; já a sua forma, fálica, representa o amigo, que é igualmente
representado pela figura do cervo, um animal que, tradicionalmente, metaforiza
o homem.
Deste modo, poderemos concluir que a
donzela se foi encontrar com o amigo na fonte, onde se concretizou o ato sexual
e a consequente perda da virgindade da menina. A dança representa a sua
maturidade sexual; a fonte, o encontro e a concretização do ato; o romper do
brial, uma metonímia do rompimento do hímen, da perda da virgindade.
Tudo isto causa o descontentamento
da mãe, que comunica com a filha através de uma espécie de código, ao desvendar
o segredo da filha. As duas coblas finais acrescentam uma informação que parece
confirmar a ideia segundo a qual a donzela deseja manter ter relações sexuais
com o amigo: foi ela quem fez o vestido, sem o consentimento da mãe. Ora, este
dado implica que a figura materna se opõe ao relacionamento sexual da filha.
Porquê? Provavelmente, porque considera que a jovem não está ainda pronta para
dar tal passo, ou porque não tinha boa opinião do amigo.
Esta cantiga – à semelhança de
outras de Pero Meogo – alude à passagem da adolescência à idade adulta por
parte da donzela. De facto, as nove cantigas que conhecemos deste trovador
constituem um conjunto que conta uma história. Assim, as cantigas I a IV
configuram o prelúdio de uma iniciação sexual vivida pela donzela entre a preocupação
pelos sentimentos que alberga por ela o amigo, a segurança do namoro dele e a
procura dos conselhos da mãe. A cantiga V é o clímax de um encontro amoroso,
prolongado na plenitude do poema VI e sistematizado no VII. As cantigas VIII e
IX supõem a resposta da mãe à transgressão moral e mostram a sua preocupação
ante um abandono por parte do amigo.
Nestas cantigas, encontramos vários
elementos simbólicos, como o cervo, o mar, a fonte, etc. O mar é apresentado
como um espaço de morte. A rapariga que penteia os cabelos na fonte
relaciona-se com as figuras das «mouras», das «donas», das «lavadeiras» e da
própria Morrigana (a deusa da guerra e da morte para os celtas), de grande
conotação sexual, geradora de vida e de morte. O cervo é o símbolo da força
geradora, da virilidade. A sua origem encontra-se na raiz proto-indoeuropeia *ker,
com as variantes *kor e *kr-, que têm o significado de corno. Os
cornos do veado são elementos geradores relacionados com uma mística primitiva,
na qual se unem as forças masculinas e femininas.
segunda-feira, 4 de outubro de 2021
Sermão de Santo António aos Peixes - Exórdio (cap. I)
Análise da cantiga "Bailemos nós já todas três, ai amigas"
• Estrofes/coblas/cobras:
três sextilhas (4 + 2) heterométricas.
• Métrica: versos
decassílabos, alternando com versos tetrassílabos no refrão.
• Rima:
- esquema rimático: aaabab
- emparelhada e cruzada
- rica (“velidas”/”frolidas”)
e pobre (“amar”/”bailar”)
- grave (“velidas”/”frolidas”)
e aguda (“amar”/”bailar”)
- consoante (“velidas”/”frolidas”)
• Refrão: intercalado, monorrimo;
sugere o ritmo do baile a realizar; reitera o convite à dança realizado nas
coblas. Introduzindo a condição «se amigo amar».
• Ritmo: mais rápido no
refrão, coincidente com a alternância entre versos compridos e mais curtos.
• Transporte: vv. 1-2,
5-6, etc.
• Nomes:
- “amigas”: as donzelas
das cantigas de amigo;
- “amigo”: o objeto
visado pela ação (a dança) das donzelas, isto é, a figura para quem pretendem
dançar e, assim, seduzir;
- “avelaneiras”, “ramo”:
indiciam o ambiente (espaço e tempo) em que ocorre o baile.
• Pronome «nós»: indicia
uma ação coletiva.
• Adjetivos (“velida”, “louçana”):
encarecem a beleza física das donzelas, afinal aquilo que, juntamente com a
dança, atrairá os amigos.
• Verbos: encontram-se no
conjuntivo/imperativo, na 1.ª pessoa do plural, e traduzem o apelo, a exortação
à dança coletiva.
• Numeral cardinal três:
especifica o número exato de donzelas; simboliza a harmonia e a perfeição.
• Interjeição «ai»:
indicia a alegria do convite.
• Vocativo “ai amigas”:
identifica as confidentes, o destinatário do convite para bailar.
• Tipos de frases:
imperativas – traduzem o apelo/convite da donzela às amigas para dançarem.
• Anáfora: intensifica o
apelo à dança.
• Paralelismo semântico (“louçanas”/”velidas”),
estrutural e anafórico (“Bailemos”/”Bailemos”):
- salienta o objetivo do
convite, evidente na repetição de “Bailemos nós já todas três” (vv. 1 e 7);
- sublinha a relação de
proximidade afetiva entre as donzelas pela substituição da palavra “amigas” por
“irmanas”;
- evidencia a
consciência, por parte da donzela, de que ela e as suas amigas são belas,
através da sinonímia entre “velidas” (v. 3) e “louçanas” (v. 9);
- exprime a passagem de
uma visão geral do espaço (campo com avelaneiras onde as donzelas bailarão)
para uma visão circunscrita (a árvore e o ramo sob o qual decorrerá a dança),
através da substituição da expressão “avelaneiras frolidas” (v. 2) por “aqueste
ramo destas avelanas” (v. 8);
- contribui para a
cadência melódica da cantiga.
• Apóstrofe “Ai amigas”:
identifica o destinatário do discurso da donzela.
• Comparações: enfatizam
a beleza e a formosura das donzelas; incitam ao encontro, à dança e à
celebração do amor pelas donzelas enamoradas.
domingo, 3 de outubro de 2021
Retrato / Caracterização de Aquiles
Aquiles é o protagonista da Ilíada. Ele é filho de Tétis, deusa do mar que o tornou invulnerável (exceto no calcanhar, por onde o segurou) ao mergulhá-lo no rio Estige quando era bebé, e de Peleu, um homem mortal.
Trata-se do maior guerreiro do
exército aqueu e o líder dos Mirmidões, que combatem ao lado dos Gregos contra
os Troianos. Nas palavras de Maria Helena da Rocha Pereira (in Estudos de
História da Cultura Clássica, 6.ª ed., p. 173), “Aquiles [é] o herói
modelo, nobre e valente, mas impulsivo […]”. De facto, Aquiles é uma personagem
que encerra em si as características de um extraordinário combatente, o maior
dentre os Aqueus, mas as suas falhas de caráter impedem que haja com
humanidade, nobreza, compaixão e integridade. É um homem orgulhoso que se deixa
cegar pela raiva quando esse orgulho é ferido, como se comprova através do
conflito que mantém com Agamémnon, que o leva a abandonar a guerra, juntamente
com os seus Mirmidões, enquanto o comandante grego não se desculpar. Mais do
que isso, a cólera é tão grande que pede aos deuses que provoquem a derrota do
rei grego e do seu exército, isto é, do seu próprio povo, dos seus
companheiros. O seu sentido de honra pessoal inviabiliza qualquer acordo e
apenas a perda de um amigo – Pátroclo – o demove da sua ausência da batalha.
A sua inação e a retirada da guerra condicionam
o desenrolar dos acontecimentos. O que o move é o desejo de honra e glória,
granjeadas no conflito bélico, desejo esse que é tão intenso que a personagem
prefere morrer coberto de glória a regressar a casa, são e salvo e em paz, com a
garantia de uma vida longa.
De início, Aquiles parece possuir um
sentido agudo de ordem social que se manifesta quando revela a sua preocupação
com a desordem que grassa no acampamento grego; uma praga mortal instalou-se no
exército e o protagonista quer conhecer a razão. Por outro lado, estamos na
presença de alguém que, por vezes, desrespeita as normas sociais. É o que
sucede quando decide convocar uma assembleia do exército logo no início do
poema, algo que estava reservado apenas a Agamémnon. Essa reunião permite-lhe
ficar a saber o motivo da praga, no entanto, com isso, faz instalar a desordem
entre os Aqueus quando é revelado que o culpado da doença é o próprio
Agamémnon. Deste modo, é a tentativa do líder dos Mirmidões de devolver a ordem
ao acampamento que, em última análise, causa maior desordem. A sua raiva é tão grande
que quase tenta matar o líder aqueu, o que não consegue somente porque Atena o
impede.
Note-se que Aquiles não abandona a
guerra e os companheiros sem motivo. De facto, Agamémnon exige que o filho de
Tétis lhe entregue Briseida, o seu prémio de guerra, e Aquiles vê nesta
exigência um paralelo com o rapto de Helena por Páris, comparando-se a Menelau.
Assim sendo, na sua ótica, o conflito entre si e Agamémnon é tão justificado
quanto a guerra contra os Troianos. Mesmo depois de o chefe aqueu concordar em
lhe devolver Briseida juntamente com vários presentes, Aquiles mantém-se irredutível,
o que indicia que um dos seus maiores defeitos é o orgulho excessivo. A oferta
de Agamémnon, na perspetiva do filho de Tétis, não compensa a afronta e o
insulto públicos que acredita ter sofrido.
Aquiles norteia a sua vida por um
código heroico claro, no entanto, quando se afasta da guerra, começa a questionar
a glória individual, principiando a desenvolver-se a noção de que o lar, a
família e o indivíduo são igualmente importantes para a sociedade e para o
herói. Esta visão surge concretizada, no poema, na figura de Heitor. Estes
conceitos só se tornam mais efetivos após a morte de Pátroclo e o encontro com
Príamo. Ele sente que é sua obrigação vingar o passamento do amigo e reconhece
as suas insuficiências enquanto seu protetor.
Durante a maior parte da obra, as
ações de Aquiles são guiadas pela sua cólera. A sua batalha junto ao rio
Escamandro evidencia toda a sua ferocidade, impiedade e fúria insana no campo
de batalha. O próprio deus do rio, confrontado com os seus excessos, como a
mutilação de corpos dos inimigos, o censura e acusa de crueldade excessiva e desproporcionada.
No fundo, Aquiles está a tentar vingar a morte de Pátroclo matando o máximo de
soldados troianos que conseguir, como se todos fossem culpados do sucedido. A
fúria e a violência cruel do filho de Peleu encontram o seu término com a morte
de Heitor e a mutilação do seu cadáver e são definitivamente sanados aquando do
encontro com Príamo.
A consequência mais evidente do
abandono da guerra por parte de Aquiles é o facto de estar longe da vista do
leitor durante a maior parte da Ilíada. Estamos na presença do herói
bélico por excelência, no entanto não pega numa arma em mais de 80% dos versos
do poema. Esta opção por parte de Homero talvez tenha a ver com o objetivo de o
poeta querer enfatizar o momento em que o filho de Tétis retorna ao campo de
batalha para tirar a vida a Heitor, como vingança pela morte de Pátroclo.
Por outro lado, desde cedo – mais precisamente
desde o canto inicial – nos apercebemos do drama que atinge o protagonista da
obra. Num certo sentido, Aquiles está sempre do lado oposto do resto do mundo,
incluindo a própria mãe, neste caso porque têm desejos diferentes para a vida
do líder dos Mirmidões. Quando o filho lhe relata a ofensa de Agamémnon, fica
claro que a roda do Destino foi posta em funcionamento e dela não haverá
possibilidade de fugir. Aquiles parece já ter decidido que prefere viver uma
vida curta motivada pela busca da glória individual, mas Tétis não se conforma
com isso: “Quem dera que junto às naus estivesses sentado sem lágrimas / e sem
sofrimento, visto que curta é a tua vida, sem duração! / Agora será rápido o
teu destino e mais do que todos os outros / sofrerás. Para um fado cruel te dei
à luz no nosso palácio” (I, vv. 415-418). Atente-se neste passo: “[…] mais do
que todos os outros / sofrerás”. Ele parece indiciar que, para Homero, o herói
deverá ser capaz de sentir/suportar mais dor do que o comum dos mortais. Os
próprios deuses, como se verifica pelas palavras de Tétis, não escapam ao sofrimento
e à dor. Outros exemplos são dados por Afrodite, deusa grega do amor, e Ares, a
divindade da guerra, ambos feridos por simples mortais.
Aquiles combate para alcançar a
glória pessoal, porém afasta-se da guerra pelos motivos conhecidos. Quando Agamémnon,
desesperado, no Canto IX, envia uma embaixada, constituída por Ajax e Ulisses à
sua tenda, prometendo-lhe várias riquezas se ele reconsiderar e refregar à
refrega, o filho de Tétis recusa. Porquê? Porque deixou de acreditar na guerra.
É isso que transparece na seguinte fala, dirigida a Ulisses: “Igual porção cabe
a quem fica para trás e a quem guerreia; / na mesma honra são tidos o cobarde e
o valente: / a morte chega a quem nada faz e a quem muito alcança” (vv.
318-320). Deste modo, quando Aquiles regressa à guerra, não o faz já motivado
pela procura da glória, mas por um motivo pessoal e íntimo: a dor causada pela
morte do amigo Pátroclo. Nas palavras de Frederico Lourenço, na introdução à
sua magistral tradução da Ilíada (p. 18), “[…] se, por um lado, quando o
herói máximo comete o seu máximo feito (matar Heitor), o heroísmo «tradicional»
já deixara de lhe fazer sentido, há, por outro lado, como que uma reinvenção do
conceito de heroísmo no ato de matar na plena consciência de que a morte da
vítima acarreta a morte de quem mata. Às vezes parece que morrer, na Ilíada,
é muito mais importante do que viver.”
Análise do Canto XXIV da Ilíada
A Ilíada termina de modo semelhante ao que começou. De facto, Príamo atravessa as linhas inimigas para suplicar a Aquiles o corpo do seu filho, tal como Crises, no Canto I, se dirigiu ao acampamento grego, para que lhe fosse restituída a sua filha. No entanto, ao contrário do que sucedeu com este último, a prece de Príamo é atendida de imediato. A invocação, pelo rei de Troia, do pai do herói grego cria um vínculo momentâneo entre ambos. Aquiles sabe que está fadado a não regressar a casa, o que significa que, em breve, Peleu será o pai desolado que Aquiles fez de Príamo ao assassinar-lhe o filho e profanar o corpo. Essa súbita consciência de que o seu próprio progenitor está condenado a sofrer aquilo que Príamo sofre agora aplaca a cólera de Aquiles e emociona-o.
É preciso ter consciência, porém, de
que o vínculo entre Aquiles e Príamo é momentâneo, dado que, na essência, nada
se alterou, desde logo porque Agamémnon, se deparasse com o rei de Troia no
acampamento, logo o faria prisioneiro. Os próprios Aquiles e Príamo continuam a
ser inimigos, tal como Hermes recorda ao velho rei. O destino de Troia está
traçado: a cidade está fadada a cair às mãos dos Gregos, como nos recorda
Andrómaca ao ver o corpo sem vida de Heitor. Não obstante todos estes factos,
nomeadamente a certeza de que Aquiles e Príamo continuam a ser inimigos, a
verdade é que a sua animosidade se torna, agora, mais nobre e respeitosa.
Este último canto do poema
exemplifica a mudança operada na personalidade de Aquiles. De facto, o herói
surgiu, de entrada, como uma figura colérica, temperamental, orgulhosa, egoísta
e impulsiva, contudo, no momento em que a obra finaliza, revela empatia,
compaixão e simpatia pelo outro. Ao longo da Ilíada, o narrador
mostra-nos um Aquiles incapaz de pensar em alguém mais do que em si próprio e
nos seus problemas, guiado pelo orgulho e pelo rancor. Estes traços de personalidade
são tão vincados que o filho de Tétis parece indiferente à sorte do seu povo,
que parece condenado à derrota sem a sua presença no campo de batalha. Nada o
abala nem demove, exceto a morte de Pátroclo. Contudo, este acontecimento não o
torna melhor pessoa; pelo contrário, a sua raiva é mais forte do que nunca e a
sua crueldade e desumanidade não explícitas a partir do momento em que põe fim
à vida de Heitor e profana o seu corpo. NO entanto, o encontro com um Príamo
despedaçado pela dor e a lembrança do seu pai, Peleu, humaniza-o, levando-o a
corresponder positivamente ao apelo do rei dos Troianos, devolvendo-lhe o corpo
do filho, e indo mais além inclusive, ao conceder uma trégua de doze dias na
guerra, para que em Troia se proceda adequadamente às exéquias fúnebres do seu
herói. Note-se que, neste passo e nestas decisões de Aquiles, não existe
qualquer interferência por parte dos deuses, facto que confirma a tal
humanização da personagem.
Atente-se, todavia, que este “novo
Aquiles” pode não ser duradouro, tendo em conta a sua reação quando Príamo lhe
sugere que regresse a casa em paz, mas sem glória, algo que o grego considera
um insulto. Há que ter em conta, porém, que o traço da raiva e da cólera não é
exclusivo do líder dos Mirmidões, dado que até o próprio Príamo afirma que
preferia que tivesse morrido qualquer um dos outros filhos no lugar de Heitor;
Hécuba declara, em fúria, que gostaria de comer o fígado de Aquiles.
Esta mudança operada em Aquiles
enfatiza a importância que a cólera da personagem assumiu ao longo de todo o
poema. Este não se conclui com a morte do herói aqueu nem com a queda de Troia
e a derrota dos Troianos, mas com o apaziguamento da cólera. A ênfase é posta
no lado das personagens, nas suas emoções e sentimentos, e não na guerra e nas
suas peripécias. Como se explica esta opção de Homero? Por um lado, o público
contemporâneo do autor estaria familiarizado com a história; por outro, o
leitor de qualquer outra época fica a conhecer, desde cedo na obra, o desfecho
da ação. Assim sendo, o suspense acerca da mesma desaparece a partir das
primeiras páginas. Além disso, o motivo que condiciona o evoluir dos
acontecimentos é a cólera de Aquiles, pelo que fará todo o sentido que a obra
finalize quando o conflito que a iniciou se resolve. Deste modo, o tema central
do poema parece ser a evolução pessoal do protagonista – Aquiles.
Por outro lado, a
história tem uma estrutura circular, como já foi aludido anteriormente. Assim,
o apelo de Crises pela devolução da sua filha encontra equivalência no retorno
do corpo de Heitor a seu pai – o primeiro apelo (e a resposta negativa ao
mesmo) inicia o conflito e o segundo encerra-o.
A Ilíada finaliza com os
funerais de Heitor, uma forma de concluir a história com um momento de
dignidade e de honra não só dedicado ao herói troiano, mas, no fundo, de todos
os que pereceram durante a guerra.
O que resta do conflito bélico,
nomeadamente o seu desenlace, a queda de Troia, o estratagema usado para tal ou
a morte de Aquiles são relatados noutros textos, como, por exemplo, a Odisseia.
sábado, 2 de outubro de 2021
Resumo do Canto XXIV da Ilíada
Nos dias seguintes, Aquiles continua a profanar o cadáver de Heitor amarrando-o ao seu carro, arrastando-o em torno da tumba de Pátroclo. No entanto, Apolo o corpo de herói troiano para que não se deteriore ou apodreça e afasta cães e necrófagos, enquanto Hera, Atenas e Poseidon impedem que os outros deuses o capturem e devolvam à família.
No décimo segundo dia após a morte
de Heitor, Zeus reúne as divindades e decide que Aquiles devolverá o corpo de
Heitor em troca de um resgate, para que seja adequadamente sepultado. Para que
tal se concretize, Zeus envia Tétis para levar a notícia a Aquiles, enquanto
Íris vai ao encontro de Príamo no sentido de o instruir a constituir o resgate.
Hécuba receia que Aquiles mate o marido, mas o pai dos deuses tranquiliza-a,
enviando uma águia como bom augúrio.
Príamo, guiado por Hermes,
disfarçado de soldado mirmidão, na companhia de um velho servo, dirige.se ao
acampamento aqueu com uma carruagem repleta de tesouros. Quando chegam, sem
serem vistos, à tenda de Aquiles, Hermes revela a sua verdadeira identidade e
deixa Príamo sozinho com o líder dos Mirmidões. Então, o rei dos Troianos
ajoelha-se diante de Aquiles, beija-lhe as mãos e suplica-lhe, em prantos, pelo
corpo do seu filho. Ele pede-lhe que pense no seu próprio pai, Peleu, e no amor
que existia entre ambos. A lembrança do seu próprio progenitor comove o filho
de Tétis, que chora, aceita o resgate e aquiesce em devolver o corpo de Heitor.
Depois de ordenar que o cadáver seja
preparado, Aquiles oferece hospitalidade ao rei da Troia, nomeadamente comida e
cama para passar a noite, e concede uma trégua de doze dias aos Troianos para
realizarem os rituais fúnebres de Heitor. Entretanto, temendo que Príamo possa
ser feito prisioneiro, Hermes vem até ele e acorda-o antes do amanhecer,
alertando-o de que não deve dormir entre o inimigo. Se seguida, com o velho
servo, coloca o filho no seu carro e abandonam o acampamento aqueu sem ser
notado. Cassandra, sua filha, vê-o aproximar-se e toda a cidade se reúne junto
aos portões para receber o seu príncipe. Todas as mulheres choram o corpo de
Heitor, e Andrómaca, Hécuba e Helena entoam canções de luto que evidenciam a
habilidade do morto nas artes da guerra, o favor dos deuses e a sua bondade.
Durante os nove dias seguintes, os Troianos preparam a pira funerária de
Heitor, que é acendida ao décimo dia. O seu corpo é, assim, queimado e os ossos
enterrados, numa caixa de ouro, numa cova rasa.
Análise do Canto XXIII da Ilíada
A raiva que Aquiles dirigira, anteriormente, contra Agamémnon é agora reorientada para Heitor e, tal como antes, também neste passo o líder dos Mirmidões se deixa cegar pela cólera, vingando-se no corpo do comandante troiano e queimando inimigos capturados na pira funerária, juntamente com Pátroclo. Por outro lado, os três últimos cantos da Ilíada seguem um padrão estrutural semelhante aos primeiros vinte. Além do facto já observado de a raiva por Agamémnon ser substituída pela dirigida a Heitor, tal como Aquiles se reconciliou com o rei dos Gregos, também agora se reconciliará com Príamo, o pai do seu inimigo morto.
A profanação do cadáver de Heitor
começou já no canto anterior e prossegue neste. O modo como ela é praticada faz
com que o leitor não simpatize com Aquiles, o que contrasta com a imagem com
que ficamos de Heitor. De facto, este matou Pátroclo, mas não profanou o seu
corpo, ao contrário do que o filho de Tétis fez com o seu e que vai para além
do aceitável e do razoável.
Esta cólera de Aquiles é temperada
por dois acontecimentos deste canto: o sonho com Pátroclo e os jogos fúnebres
em sua honra. Em amos os momentos, o leitor toma contacto com um lado mais
humano e clemente do herói grego. O aparecimento do fantasma de Pátroclo enfatiza
a importância que o sepultamento adequado dos mortos tinha para os Gregos, algo
que um Aquiles irracional recusa a Heitor. Note-se ainda a importância que o
corte da mecha de cabelo do líder dos Mirmidões e a sua colocação na pira
funerária assume nesta fase da obra, pois simboliza que Aquiles prefere morrer
de forma gloriosa na guerra do que regressar a casa em paz e ter uma existência
longa. Por outro lado, o sonho com Pátroclo constitui um caso raro, no poema,
de evento sobrenatural (além da presença das divindades olímpicas) e pode
traduzir uma espécie de diálogo de Aquiles consigo mesmo. O pedido do fantasma
no sentido de ser sepultado em conformidade representa a crença grega segundo a
qual a alma do morto não descansa enquanto este não estiver enterrado. Além
disso, esta aparição em sonhos prepara o caminho para a reconciliação de
Aquiles com Príamo, que se concretizará no Canto XXIV. O falecido representa o
lado mais humano do filho de Tétis.
Os jogos em homenagem de Pátroclo
apresentam-nos um Aquiles sem cólera, mais justo e diplomático, como se pode
constatar quando resolve a contento uma disputa sobre prémios, que se
assemelha, de algum modo, ao incidente que esteve na génese do conflito com
Agamémnon: o herói grego tenta despojar Antíloco, o cocheiro, do prémio que
ganhara nos jogos. Tal como este terminara a competição em segundo lugar, atrás
de Diomedes, também Aquiles terminara na segunda posição, atrás de Agamémnon;
Antíloco, à semelhança do que Aquiles fizera antes, recusa a injustiça e a
humilhação de não ver reconhecidos os seus triunfos. No entanto, contrariamente
ao que sucedera com o conflito entre o filho de Tétis e Agamémnon, esta disputa
em torno de Antíloco é resolvida de forma pacífica e não se reflete de forma
duradoura nas personagens e nas suas relações. Em suma, os jogos fúnebres
constituem um momento de pausa no luto.
Por outro lado, é provável que estes
jogos tenham tido como modelo eventos desportivos reais, como, por exemplo, as
competições olímpicas, que surgiram na mesma época em que a Ilíada terá
sido composta. Especialistas na obra de Homero consideram que as primeiras competições
constituíam uma série típica de jogos: a corrida de cavalos de dois cavalos, o
boxe, a luta livre e a corrida a pé. Outras competições terão constituído
acréscimos posteriores.
Os jogos eram muito importantes na
cultura grega da época, desde logo porque constituíam uma oportunidade de os
competidores alcançarem a fama e a glória, honra e prémios em tempos de paz.
Convém notar que estes jogos configuravam um momento de teste das habilidades
exibidas na guerra, bem como de ostentação de triunfos e feitos.
Além das vitórias nos jogos, a
hierarquia e a habilidade são também homenageadas. Aquiles deseja atribuir o
segundo prémio na corrida de carros ao melhor condutor, que, na realidade,
chegou em último lugar. Nestor é premiado pela sua vida e feitos enquanto
guerreiro. Aquiles, revelando uma diplomacia que não se lhe conhecia, declara
Agamémnon o vencedor do concurso de lançamento de lança sem a competição se ter
efetuado, reconhecendo-se, assim, a sua posição como comandante geral do exército
grego.
Por último, há a assinalar o facto
de estes jogos constituírem uma oportunidade para o leitor ver em ação os
heróis gregos. Deste modo, os eventos colocam-nos perante uma competição mais
civilizada (do que a guerra) e proporcionam-lhes uma despedida condigna. De
facto, apenas Aquiles surge em cena no Canto XXIV, o último do poema.
Resumo do Canto XXIII da Ilíada
No acampamento aqueu, prossegue o luto por Pátroclo. Aquiles recusa lavar o sangue de Heitor do seu corpo até ao sepultamento do amigo. Nessa noite, enquanto dorme, é visitado, em sonhos, pelo espírito de Pátroclo, que lhe implora que realize o seu funeral, para que a sua alma possa entrar no reino dos mortos em paz.
Na manhã seguinte, é construída uma
grande pira funerária e o corpo do morto é colocado no seu topo. Vários animais
(cavalos, cães de caça) e alguns cativos troianos são sacrificados na pira.
Aquiles corta uma mecha de cabelo, coloca-a na pilha de madeira, à qual é
ateado fogo, enquanto os ossos de Pátroclo são acondicionados numa jarra para
serem enterrados.
No dia seguinte, Aquiles realiza
jogos fúnebres em honra do amigo, que incluem boxe, luta livre, arco e flecha,
corrida de carros, lançamento de disco e do dardo, entre outros. Estão em
disputa prémios valiosos e tanto os soldados como os comandantes competem.
Diomedes vence a corrida de carros com a ajuda de Atenas; Ulisses e Ajax
empatam na luta corpo a corpo; o marido de Penélope triunfa na corrida a pé;
Agamémnon é premiado por Aquiles com o triunfo no concurso de lançamento por
causa da sua reputação.
Enquanto isso, o corpo de Heitor jaz
no chão, abandonado, mas Apolo e Afrodite protegem o cadáver dos cães e do
calor.
Análise do Canto XXII da Ilíada
O tão aguardado duelo entre os dois maiores heróis das partes conflituantes concretiza-se finalmente. Homero controla habilmente o enredo, entrelaçando os eventos de forma admirável. Por exemplo, a cena da pesagem dos destinos de Aquiles e Heitor assemelha-se, embora em sentido contrário, à que ocorre no Canto VIII, quando o destino do exército troiano se sobrepõe ao do grego. Por uma questão de dignidade, Heitor tem de lutar até à morte para resgatar a honra perdida quando, de forma imprudente, ignorou os conselhos e ordenou ao seu exército que acampasse fora dos muros da cidade, o que levou à fuga dos seus homens, causando-lhe enorme vergonha e à sua liderança. Por outro lado, o primeiro momento glorioso de Heitor, quando ele liquida Pátroclo e fica com a sua armadura, acaba por se tornar determinante para a sua perdição, dado que Aquiles conhece perfeitamente onde ela é vulnerável e é aí que desfere o golpe fatal. Estas conexões sugerem o caráter cíclico da vida e do universo, que tende(m) a equilibrar-se: uma oscilação do pêndulo leva a outra; as ações de uma pessoa acabam por voltar para o assombrar.
Por outro lado, o confronto entre os
dois inimigos constitui um duelo de heróis e de valores. O enfrentamento
evidencia claramente a superioridade de Aquiles no que respeita à força física,
mas o tratamento vergonhoso e cruel que dedica ao corpo de Heitor diminui-o e
torna-o indigno. E fá-lo apenas guiado pela sua raiva desmedida, irracional e
incontrolável. Heitor, pelo contrário, redime-se das suas falhas anteriores. As
suas orelhas moucas aos prudentes conselhos de Polidama, que o levaram a
acampar fora da cidade na noite anterior, implicaram consequências terríveis
para as suas tropas. Agora, ele não pode recuar, pois tal seria ainda mais
desonroso, e a sua recusa de regressar à segurança do interior da cidade
simboliza a sua vontade madura de sofrer as consequências dos seus atos. A
tentativa de negociar um duelo honrado evidencia um forte sentido de dignidade
pessoal. A tentativa de obter do inimigo a garantia mútua de um tratamento
respeitoso do cadáver do derrotado traduz a sua decência. Por último, a
tentativa desesperada de alcançar a glória ao atacar Aquiles, mesmo depois de
ter consciência da traição dos deuses e da iminência da sua morte, enfatizam a
sua coragem e o seu heroísmo.
À primeira vista, poderíamos ser
levados a concluir que a morte de Heitor simboliza a morte dos valores que
encarna – a dignidade, a coragem, a decência, a honra, o heroísmo, etc. –, no
entanto, a atitude posterior de Aquiles, quando recebe Príamo e se
consciencializa da sua crueldade e barbarismo, fruto da cólera incontida e
incontrolável, significa que ele terá interiorizado a importância desses valores.
Em suma, Aquiles é o mais forte
fisicamente, o herói mais valoroso no que à guerra diz respeito (ele não
precisa de ajuda divina para correr nem se cansa), porém Heitor é a personagem
mais humana e digna. O filho de Tétis não trata o oponente como humano, antes o
vê como uma presa. As duas personagens representam, enfim, dois tipos diversos
de heroísmo: o grego é o símbolo da força física e da destreza na guerra, mas
possui falhas de caráter; o troiano é mais humano e representa um caráter mais
heroico, valorizando o respeito mútuo, mesmo em situações limite, como a guerra
ou a iminência da morte.
Como acontece frequentemente, as
visões sobre os acontecimentos e as ações diferem de personagem para
personagem. É o que acontece, por exemplo, com Andrómaca, que vê a recusa do
marido de se acolher dentro de Troia como uma manifestação de orgulho. Contudo,
é exatamente isso que o torna honrado e digno. O próprio Príamo parece
pressentir tal quando, mesmo implorando ao filho que se acoite dentro das
muralhas, receia a desgraça de morrer velho numa cidade conquistada pelo
inimigo, sugerindo que é preferível morrer jovem de forma gloriosa.
Curiosa é a cena em que Heitor foge
de Aquiles, correndo sucessivamente em volta da cidade. Se, por um lado, somos
levados a ler na atitude do troiano um gesto de fraqueza e cobardia (até porque
ele prometera nunca fugir do oponente), por outro, encontramos nela algo de
caricatural e cómico. De facto, assistir, no contexto daquele duelo, à figura
de duas personagens correndo uma atrás da outra num campo de batalha vazio tem
o seu quê de cómico. Porém, o que está em causa – a vida de Heitor – não
encerra qualquer comicidade.
Por último, há que ter em conta que
o destino de Troia está intimamente ligado ao seu defensor: Heitor. Príamo
prevê, à semelhança do que Andrómaca fizera no Canto VII, que a cidade cairá
sem a liderança do seu filho. Por seu turno, a mesma Andrómaca, ao ver o marido
morto, receia, com toda a razão, pelo futuro do filho de ambos, ao ficar sem
pai. Dentre as várias versões sobre o que, de facto, aconteceu a Astíanax após
a Guerra de Troia, a mais corrente é a de que ele terá sido atirado por
Neoptólemo (também conhecido por Pirro, era filho de Aquiles e Deidamia) do
cimo das muralhas da cidade, por receio de que, sendo cria de Heitor, vingasse
a morte do pai e, além disso, se tornasse um dia rei de Troia.
quinta-feira, 30 de setembro de 2021
terça-feira, 28 de setembro de 2021
Análise da cantiga "Levantou-s'a velida"
- localização espacial: alto mar/rio;
- localização temporal: a madrugada;
- sujeito poético: a donzela;
- ação: lavar camisas.
▪ Personagens: a donzela e o amigo
(simbolizado pelo vento).
▪ Espaço: o rio.
▪ Tempo: a madrugada – presente.
▪ Ação: a ida da donzela ao rio para
lavar camisas.